Cervejaria para produção e enlata água para vítimas de cheia nos EUA

Fábrica na Georgia vai oferecer 50 mil latas de água. 
Inundações deixaram 20 mortos no Texas e 4 em Oklahoma. 

 

A cervejaria Anheuser Busch começou a enlatar água para ajudar as vítimas das inundações nos estados do Texas e Oklahoma, nos Estados Unidos.

As inundações, que começaram no último fim de semana, já deixaram 20 mortos e 14 desaparecidos no Texas. Em Oklahoma, outras quatro pessoas morreram.

A empresa está enlatando água na fábrica da cidade de Cartersville, na Georgia, que paralisou a produção de cerveja para poder gerar 50 mil latas de água, que serão distribuídas nas áreas afetadas pelas inundações. As latas de água são brancas, diferente das de cerveja.

Casas ficam destruídas após inundação do rio Blanco, em San Antonio, no estado do Texas (Foto: REUTERS/Tamir Kalifa)Casas ficam destruídas após inundação do rio Blanco, em San Antonio, no estado do Texas (Foto: REUTERS/Tamir Kalifa)

Rob Haas, um diretor da empresa, disse à rede NBC News que alguns lotes já estão a caminho das comunidades afetadas e devem chegar nos próximos dias. A cervejaria fez ações semelhantes no passado, como após a passagem do furação Sandy, em 2012.

Nesta sexta, o governador do Texas Greg Abbott declarou estado de desastre em mais 24 condados. No total, 70 condados têm estado de desastre declarado. Centenas de casas foram destruídas.

Mais chuvas são esperadas na região para o próximo fim de semana, incluindo em partes do estado que já estão lidando com grandes inundações.

Não há estimativa de danos para o Texas, cuja economia movimenta US$ 1,4 trilhão anualmente e é a principal fonte de energia doméstica dos EUA, assim como uma potência da agricultura e da manufatura.

Carros e casas são cobertos pela água no sudoeste de Houston, no Texas, Estados Unidos, na terça-feira (Foto: Daniel Kramer/Reuters)Carros e casas são cobertos pela água no sudoeste de Houston, no Texas, Estados Unidos (Foto: Daniel Kramer/Reuters)