Foguete da Space X explode em Cabo Canaveral. Assista o Video

CABO CANAVERAL, Flórida — Uma explosão foi registrada na manhã desta quinta-feira na base aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, ao lado do Centro Espacial Kennedy, da Nasa. De acordo com a agência espacial americana, o acidente ocorreu por volta das 9h, pelo horário local (10h de Brasília), durante testes de rotina em um foguete não tripulado da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. O acidente atrapalha os planos do Facebook de expandir seus serviços para o continente africano.

Em comunicado, a SpaceX informou que o acidente não deixou feridos, e que uma “anomalia” durante um teste resultou na perda de um foguete Falcon 9 e de um satélite de comunicações israelense, que tinha lançamento previsto para este sábado. Não há informações sobre danos causados à plataforma, o que poderia atrasar lançamentos de missões para a Estação Espacial Internacional e de satélites previstos para os próximos meses.

O satélite AMOS-6, da firma israelense Spacecom, havia sido contratado pelo Facebook para distribuir sinal de internet em partes do mundo que ainda estão desconectadas da internet. Mark Zuckerberg, cofundador e diretor executivo da companhia, lamentou a perda do equipamento.

“Como eu estou aqui na África, estou profundamente desapontado em saber que a falha no lançamento da SpaceX destruiu nosso satélite que poderia fornecer conectividade a tantos empreendedores e todas as pessoas ao longo do continente”, escreveu Zuckerberg, em sua página na rede social.

 

Segundo testemunhas, edifícios a quilômetros de distância da base aérea foram sacudidos pela explosão, e sons de múltiplas outras explosões posteriores foram ouvidos por minutos. Uma enorme coluna de fumaça negra subiu da instalação militar e pôde ser vista à distância. Mas autoridades locais informaram, rapidamente, que não há riscos para a população vizinha à base.

“Não existem ameaças para o público em geral da explosão.

A Nasa informou que a explosão aconteceu no complexo de lançamento 40, na base da força aérea, e que a equipe de socorro do Centro Espacial Kennedy está de prontidão. Funcionários estão monitorando a qualidade do ar na área em busca de possíveis gases tóxicos.

O bilionário Elon Musk também é dono da montadora de carros elétricos Tesla e fundador do sistema de pagamento eletrônico PayPal. Com a SpaceX, ele pretende revolucionar a indústria de exploração espacial reduzindo os custos de lançamento.

A empresa investe pesado em foguetes reutilizáveis, isto é, que podem ser usados em mais de um lançamento, em vez de se desitegrarem no espaço. Desde dezembro de 2015, seis foguetes da SpaceX lançaram satélites ao espaço e retornaram para plataformas em terra firme ou no mar. Esta semana, a SpaceX anunciou a assinatura do primeiro contrato de lançamento com um foguete já utilizado, o que deve acontecer até o fim deste ano.

O equipamento envolvido no acidente desta quinta-feira é um Falcon 9, usado constantemente para o reabastecimento da Estação Espacial Internacional.