Abertura da Agrishow 2024 é marcada por foco em tecnologia e desenvolvimento sustentável

abertura-da-agrishow-2024-e-marcada-por-foco-em-tecnologia-e-desenvolvimento-sustentavel

Com mais de 195 mil visitantes esperados e novidades em tecnologia agrícola, a Agrishow 2024 abre suas portas destacando avanços e a força do setor no Brasil

Durante a cerimonia de abertura da Agrishow 2024: Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, João Carlos Marchesan, preisdente da Feira, e Geraldo Alckmin, Vice-presidente do Brasil

A 29ª edição da Agrishow, a principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, foi inaugurada em Ribeirão Preto neste domingo (28), com a presença de figuras políticas e líderes do setor. O evento, que vai até o dia 3 de maio, promete movimentar mais de R$ 13 bilhões em negócios, refletindo o vigor e a importância do agronegócio para a economia nacional.

Com um espaço de 520 mil metros quadrados e mais de 800 expositores de diversos países, a feira se destaca pela diversidade de produtos e serviços, além do foco em inovação e sustentabilidade. “A indústria brasileira de máquinas agrícolas está preparada para atender a demanda do Brasil e continua investindo para aumentar e modernizar sua capacidade de produção“, afirmou João Marchesan, presidente da Agrishow, durante seu discurso na cerimônia oficial de abertura.

Presidente da FPA Frente Parlamentar Agropecuária, Pedro Lupion destacou a importância do Brasil no cenário global de energias renováveis. “O futuro é a célula de hidrogênio e o etanol, e é onde nós teremos esse protagonismo”, disse, enfatizando o papel do agronegócio como motor econômico que representa quase um terço do PIB nacional.

Já o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, ressaltou os recordes de São Paulo em subvenção para o agronegócio, como o financiamento de 2.400 tratores este ano. “Nosso agronegócio é responsável, sustentável e um orgulho para o Brasil e para o mundo”, afirmo, reforçando o compromisso do estado com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Pesquisa e Desenvolvimento

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, destacou durante seu discurso uma série de iniciativas e programas que estão sendo implementados para fortalecer o setor agrícola e a indústria nacional. Com ênfase na importância de pesquisa, desenvolvimento e inovação, Alckmin comemorou os 51 anos da Embrapa e mencionou a alocação de 80 bilhões de reais em créditos para inovação, uma medida apoiada pela Lei Federal sob a administração do presidente Lula. “Este fundo visa equipar o Brasil com as ferramentas necessárias para revitalizar seu parque industrial, promovendo uma modernização que reduzirá a idade média das máquinas e equipamentos e, consequentemente, aumentará a produtividade do setor”, destacou.

Além disso, Alckmin introduziu a nova legislação sobre a depreciação superacelerada, que está aguardando sanção após aprovação pelo Senado. Esta lei permitirá que as empresas depreciem máquinas em apenas dois anos, em vez dos 12 a 15 anos anteriores, fomentando assim um ambiente mais favorável para investimentos substanciais em tecnologia. O vice-presidente também revelou o lançamento da Letra de Crédito para a Indústria (LCD), uma inovação financeira que pretende diminuir os custos de investimento e incentivar o desenvolvimento industrial, com especial atenção à mobilidade verde e à descarbonização.

Agrishow 2024

A edição de 2024 da Agrishow promete ser um marco para o setor agrícola e para a economia brasileira. Com a presença de mais de 800 expositores de diversos países e uma expectativa de atrair mais de 195 mil visitantes, a feira se estabelece como uma excelente oportunidade de negócios, inovações e troca de conhecimentos. Além de impulsionar a economia local de Ribeirão Preto, a Agrishow serve como uma plataforma estratégica para debates sobre sustentabilidade e avanços tecnológicos, refletindo o compromisso contínuo do Brasil com o desenvolvimento sustentável e a liderança no agro global.

Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro

Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.

Deixe um comentário