Aluna britânica é barrada na escola por ter o cabelo ‘ruivo demais’

Emily Reay, de 17 anos, foi obrigada a mudar o tom pela direção do colégio.
‘Ruivo não é uma cor natural?’, argumentou a mãe dela.
Emily Reay usa o cabelo ruivo há três anos (Foto: Reprodução/YouTube/Emily Reay)
Emily Reay usa o cabelo com este tom de ruivo
há três anos (Foto: Reprodução/YouTube/Emily
Reay)

A estudante britânica Emily Reay, de 17 anos, foi barrada em sua escola, em Carlisle, no Reino Unido, por causa do cabelo ruivo. Segundo a direção da Trinity School, Emily voltou do feriado de Páscoa com o cabelo “muito chamativo” e só pode voltar às aulas depois de diminuir o tom ruivo que ostenta. A jovem, que é ruiva natural, alegou que usa a mesma cor de cabelo há três anos e nunca havia sido importunada.

Emily toca violão e canta em vídeos postados no YouTube, e alega que os cabelos brilhantes fazem parte da sua personalidade como cantora. “Todo mundo me conhece como a ‘jovem cantora ruiva’. Se meu cabelo ficar castanho, vou perder isso”, alegou Emily em entrevista ao jornal The Telegraph”.

Os pais da aluna, que está no último ano do ensino médio, foram à escola discutir a questão, mas não teve jeito: ou ela muda a cor para um tom mais neutro, ou será expulsa da escola. “Não deixaram nem eu colocar uma boina para cobrir os cabelos.”

A mãe de Emily, Julie Reay, disse que as regras da escola não permitem que o aluno use cabelos com cores artificiais, como azul ou verde. “Mas o ruivo não é uma cor natural?”, questionou.

Estudante canta e toca violão em canal do YouTube; ela ofereceu de usar uma boina, mas teve o pedido negado pela escola (Foto: Reprodução/Facebook/Emily Reay)Estudante canta e toca violão em canal do YouTube; ela ofereceu de usar uma boina, mas teve o pedido negado pela escola (Foto: Reprodução/Facebook/Emily Reay)