Assista o documentário que a Globo quis banir do Brasil. Assista o Documentário

Uma obra controversa. Assim pode ser definido o documentário inglês Muito Além do Cidadão Kane (Beyond Citizen Kane, 1993, 105 min. Simon Hartog). Coproduzido pela BBC inglesa, a maior rede de televisão do mundo, que até hoje nega sua coautoria, a produção põe o holofote num dos episódios mais nebulosos e importantes do Brasil: a origem, ascensão e prestígio das Organizações Globo.[youtube 6uLkX662iEM]

Em pouco mais de uma hora e meia, o diretor Simon Hartog, falecido em 1992, expõe a obscura criação da Rede Globo de Televisão. Custeada por dinheiro público pelo governo civil-militar, na década de 1960, a Globo vai ao ar como uma empreitada de Roberto Irineu Marinho, um homem de negócios, que viu na ditadura uma oportunidade comercial.

A obra, entretanto, não se limita a contar a história da criação de um dos maiores grupos midiáticos do mundo. John Ellis, o coprodutor que lançou Cidadão Kane após a morte de Hartog, destaca a influência que as Organizações Globo tiveram ao longo das últimas décadas na sociedade brasileira.