Intel investe em Inteligência Artificial e inovações potencializarão o agronegócio

intel-investe-em-inteligencia-artificial-e-inovacoes-potencializarao-o-agronegocio

Análise de maturidade de solo, peso de animais em tempo real e simulação avançada de propriedade rural estão entre as novidades

A Intel, uma das líderes globais em tecnologia, está apostando alto nas inteligências artificiais (IAs) e as inovações prometem impulsionar o agronegócio brasileiro. Durante a inauguração do Espaço Intel no Onovolab, do Instituto Credicitrus em Ribeirão Preto (SP), a Visão Agro teve a oportunidade de conversar com duas figuras-chave da multinacional: Pietro Colloca, especialista de Aplicações da Intel para América Latina, e Alessandro de Oliveira Faria, Intel Innovator. Ambos apresentaram como os parceiros da companhia usam de suas ferramentas para criarem possibilidades através da IA.

Durante a entrevista, Pietro Colloca destacou as soluções inovadoras da empresa, especialmente no que se refere a visão computacional. Exemplos práticos incluem análise de maturidade de solo e de frutos, estimativa de peso de animais em tempo real utilizando recursos em 3D de alta precisão, entre outras inteligências artificiais que otimizarão muitos processos dentro das cadeiras agropecuárias.

Pietro Colloca, especialista de Aplicações da Intel para América Latina.

“Estamos diante de uma revolução que já está transformando a maneira como enxergamos o agro. O setor já é robusto, mas visualizamos um potencial ainda maior com a integração da tecnologia baseada em IAs. Elas são o futuro, pois estão criando um ecossistema que impulsionará o agro para patamares ainda mais elevados, explorando todo o seu potencial com o uso dessas ferramentas”, ressalta.

Alessandro, conhecido como “cabelo”, reforçou que é preciso desmistificar esse universo, salientando que, em breve, não será preciso ser especialista em programação para adotar essas novas ferramentas na rotina de trabalho, seja ela qual for. “Ao olharmos para o agronegócio, visualizamos uma nova era em que a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas uma aliada estratégica. Há 20 anos era considerado ‘bruxaria’ quando se abordava temas como esse. Hoje vemos que já é a realidade”, diz.

Novas soluções

“Estamos trabalhando, em parceria com o Instituto Credicitrus, um projeto baseado em uma simulação imersiva e complexa de um cenário agrícola, fundamentado em inteligência artificial. Ele poderá capacitar os profissionais do campo a enfrentar os mais vários desafios de maneira mais eficiente. Além de um simulador comum, onde se dirige um trator, por exemplo, essa realidade virtual irá apresentar ao usuário problemas reais como os desafios de contratar ou dispensar trabalhadores da sua fazenda, como lidar com pragas na plantação, se o preço do seu produto subiu ou caiu perante o mercado, como trabalhar a gestão da sua propriedade, e muito mais”, salienta Alessandro de Oliveira.

Além dos processadores de baixo consumo energético e dos toolkits de software, como o OpenVINO (kit de ferramentas gratuito que facilita a otimização de um modelo de aprendizado profundo de uma estrutura e implantação usando um mecanismo de inferência no hardware Intel), a multinacional apresentou outras novas soluções como o Intel Geti, uma plataforma que visa democratizar o uso da inteligência artificial.

Alessandro de Oliveira Faria, Intel Innovator.

Essa ferramenta simplifica a criação de soluções personalizadas que podem ser vantajosas aos produtores rurais, como a identificação de ervas daninhas, tudo sem a necessidade de conhecimento avançado em programação.

“Contrariando o que muitos pensam, é preciso compreender que a inteligência artificial não é uma ameaça, mas sim uma aliada na resolução eficiente de tarefas, das simples até as complexas. A cibersegurança está entre os tópicos mais importantes para a Intel, pois estamos falando de manuseio de dados pessoais ou sensíveis. Por isso, antes de qualquer produto ou serviço ser lançado no mercado, nos certificamos de estar em total conformidade com a LGPD e demais normas de privacidade. Ao promover essa a desmistificação de conceitos, contribuímos para um futuro em que a tecnologia seja acessível, transparente e benéfica para todos”, conclui Alessandro.

Sobre a Intel

A Intel (Nasdaq: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, possibilitando o progresso global e tornando a vida mais rica. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar os clientes a enfrentarem seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência na nuvem, rede, borda e todo tipo de dispositivo de computação, liberamos o potencial dos dados para transformar os negócios e a sociedade para melhor. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.
© Intel Corporation. Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.

Instituto Credicitrus

Fundado em 28 de agosto de 2019 com o propósito de construir oportunidades. Transformar vidas, o Instituto Credicitrus baseia suas operações em quatro pilares: educacional, cultural, ambiental e social. Em três anos de atuação, investiu mais de R$ 18,5 milhões em 80 projetos – próprios e em parceria com organizações líderes do mercado – impactando cerca de 200 mil pessoas nos municípios onde a Credicitrus está presente.

Onovolab

É o maior hub independente de inovação do Brasil. Fundado em 2018 na cidade de São Carlos/SP, reúne hoje mais de 70 empresas e startups que estão trilhando suas jornadas de inovação, em um ambiente que estimula a inovação aberta. Ao longo dos últimos 5 anos realizou centenas de eventos, recebeu visitantes de mais de 20 países e atraiu empresas visando reter talentos nas cidades em que está instalado. ONOVOLAB também está presente nas cidades de Ribeirão Preto e Indaiatuba e irá inaugurar ainda em 2023 uma unidade em Araraquara, fortalecendo o ecossistema de inovação do interior do Estado de São Paulo.

Por: Fábio Palaveri / Visão Agro

◄ Leia outras notícias

Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.