Lula exibe diploma com erros de português; universidade nega entrega do certificado

Imagem foi compartilhada pelo sociólogo Emir Sader no Twitter. Internautas fizeram piada sobre o documento do ex-presidente

Em foto publicada pelo sociólogo Emir Sader no Twitter, Lula exibe um diploma com erros de português. O documento tem identidade visual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), inaugurada pelo ex-presidente em 2006. Entretanto, em nota, a UFRB nega a entrega do título.

Apesar de pequeno, o texto tem dois erros gramaticais. O primeiro deles é a separação entre sujeito e predicado por vírgulas. “A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, concede ao maior presidente da República Federativa do Brasil, senhor Luiz Inácio Lula da Silva, o torneiro mecânico, o título de doutor honoris causa”, diz o documento.

Já o segundo erro está na assinatura, na qual se lê “dicentes da UFRB”, em vez de “discentes”. Outra possibilidade seria “docentes”, que são os professores da universidade.

O acontecimento chamou atenção dos usuários no Twitter. Vários comentários críticos ao ex-presidente foram mencionados a Emir Sader.

Na semana passada, o ex-presidente foi impedido de receber o certificado. Por decisão da Justiça Federal, o evento, que seria realizado na cidade de Cruz das Almas, foi cancelado.

De fato, a imagem compartilhada na rede social não tem a assinatura do reitor da UFRB, Silvio Soglia. Dessa maneira, tudo indica que o material tenha sido entregue informalmente.

É bom lembrar também que títulos universitários em geral são outorgados pelas instituições, por meio de suas reitorias, e nunca pelos próprios alunos, o que configura outra evidência de que o titulo em questão não possui autenticidade.