Mais de 100 cães são retirados de residência de Porto Alegre.

Segundo a prefeitura, condições precárias do local determinaram decisão.
Animais foram encaminhados a albergues credenciados.
Cães foram removidos de residência devido a condições precárias (Foto: Guerreiro/Divulgação PMPA)Cães foram removidos de residência devido a condições precárias (Foto: Guerreiro/Divulgação PMPA)

Mais de 100 cães foram retirados de uma residência do bairro São José, em Porto Alegre, na quarta-feira (4), devido às condições precárias do local. A remoção foi feita pela prefeitura da capital após decisão judicial. Os animais foram encaminhados a albergues credenciados.

De acordo com a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), o fato de a casa não possuir banheiro ou movéis, restando apenas uma mesa, onde a proprietária dormia, acabou determinando a ação da Justiça. Além disso, o número excessivo de animais em relação ao terreno tprovocava um constante odor de urina e fezes, além das constantes brigas por disputa de território.

Apesar disso, todos os cães da residência já se encontravam castrados, microchipados, e com vermifugação e vacinação em dia. Segundo a prefeitura, os cães foram removidos apenas devido às condições do local e não por falta de carinho, já que a tutora dedicou mais de 20 anos de sua vida aos animais e, nos últimos dois, cumpriu as combinações feitas com a Seda e a Promotoria do Meio Ambiente, especialmente no que diz respeito à determinação de não aumentar o número de animais e disponibilizá-los para adoção em feiras da Secretaria.