Oito detentos fogem de presídio por buraco no teto da cela no RS.

Fuga coletiva ocorreu no Presídio Estadual de Caçapava do Sul.
Até o início da noite, um fugitivo havia sido recapturado pela BM. 
Presos fogem do Presídio de Caçapava do Sul RS (Foto: Bruna Taschetto/RBS TV)Detentos fugiram por buraco no teto da cela

Oito detentos fugiram entre a madrugada e manhã deste domingo (28) do Presídio Estadual de Caçapavaa do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul. A fuga coletiva ocorreu por um buraco no teto de uma cela. Até o início da noite, apenas um havia sido recapturado.

Segundo a administradora da casa prisional, Odete Luiz Pedroso, os presos fizeram um buraco na laje da cela 8. Depois, caminharam pelo forro até um ponto nos fundos do prédio, onde removeram uma telha. Dali, eles desceram para o pátio e pularam o muro para dentro do cemitério municipal, que fica ao lado do presídio.

Presos fogem do Presídio de Caçapava do Sul RS (Foto: Marcelo Marques/Farrapo.RS)
Fuga coletiva só foi percebida durante a
manhã

A falta dos presos foi constatada durante a conferência da manhã. A direção do presídio acredita que os dois dos quatro apenados que estavam na cela fugiram durante a madrugada. Outros seis detentos teriam fugido pela manhã, quando as celas são abertas.

“Às 7h, tem início as atividades laborais. Um preso de plantão da galeria pega as chaves e abre as celas para o recolhimento de lixo. Ele foi fazer essa liberação e pegar os presos que trabalham na cozinha. Ao abrir a cela 8, se deparou com o buraco e resolveu fugir junto com presos de outras celas”, diz a administradora.

Dois agentes penitenciários estavam de plantão durante a madrugada, além de um policial militar na guarita. Segundo a direção do presídio, a fuga ocorreu em um local onde os agentes e o policial não tinham visibilidade, no lado oposto do prédio. Há uma guarita no local, mas está desativada.

Brigada Militar, Polícia Civil e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) fazem buscas pelos fugitivos. Às 15h, um deles foi recapturado. Os presos que fugiram respondem ou foram condenados por crimes como furto, roubo, latrocínio, homicídio e tentativa de homicídio.