PF do Pará prende madeireiro que deve R$ 30 milhões ao Ibama.

Policiais dizem que suspeito é um dos maiores desmatador Pará.
Operação Castanheira visa combater crimes ambientais na região.

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (23), em Novo Prograso,no sudoeste do Pará, um madeireiro que é apontado como um dos maiores devastadores da floresta naquela região. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça Federal de Itaituba por ação movida pelo Ministério Público do Pará e integra as ações da Operação Castanheira, que visa combater crimes ambientais e articula o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Federal e Receita Federal.

Segundo a PF, o suspeito deve cerca de R$ 30 milhões em multas ao Ibama e responderia a uma série de processos junto à Justiça Federal, referentes a ações ilegais cometidas contra o meio ambiente. Além do suspeito, um outro homem também foi preso por fazer parte da quadrilha.

De acordo com o Ibama, a operação desarticulou uma quadrilha de grileiros que atuava na região da BR-163, no oeste do Pará. O madeireiro atuava invadindo terras da União, promovendo o desmatamento e comercializando ilegalmente as terras furtadas.

Os dois suspeitos serão encaminhados ainda nesta segunda para a sede da delegacia da Polícia Federal em Santarém,no oeste do Pará, onde prestarão depoimento e ficarão à disposição da Justiça.