Presidentes do G7 e do G20, Itália e Brasil devem fortalecer relações para transição verde, diz Cônsul

presidentes-do-g7-e-do-g20,-italia-e-brasil-devem-fortalecer-relacoes-para-transicao-verde,-diz-consul

O ano de 2024 deve ser crucial para a relação Brasil-Itália em assuntos que incluem a transição energética e investimentos em infraestrutura renovável, com ambos os países presidindo, respectivamente, o G20 e o G7, acredita o cônsul da Itália em São Paulo, Domenico Fornara.

O ano também marca os 150 anos da primeira imigração vinda da Itália ao Brasil, que hoje conta com cerca de mil companhias de origem italiana.

“Os dois grupos têm muitas agendas sobrepostas, que necessitarão de uma forte cooperação. E certamente a transição energética será um tema muito importante para ambos os grupos”, disse o cônsul, em entrevista exclusiva à agência epbr.

Segundo ele, além das discussões em blocos, também haverá a possibilidade de acordos bilaterais entre Brasil e Itália no tema da transição verde.

“Haverá reuniões de alto nível, não só no âmbito dos fóruns multilaterais, mas penso que também na perspectiva bilateral. Portanto, certamente haverá espaço para melhorias em nossas relações bilaterais (…) Estou muito positivo em relação às nossas relações bilaterais”, destaca Fornara.

Recentemente, a Sace (Agência de Crédito à Exportação da Itália), anunciou um investimento de €1,1 bilhão em novos projetos para impulsionar a transição verde no Brasil, iniciativa nomeada Green Push.

Fonte: Agência epbr

◄ Leia outras notícias

Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.