Vídeos: correria marca fechamento dos portões no 1° dia do Enem em Rondônia

videos:-correria-marca-fechamento-dos-portoes-no-1°-dia-do-enem-em-rondonia

Imagens mostram que um candidato não conseguiu entrar no local de prova em Porto Velho. Provas são aplicadas neste domingo (5) para 36 mil estudantes em Rondônia. Enem: candidatos correm antes de portão fechar em Porto Velho
Vídeos registrados neste domingo (5) em Rondônia mostram a correria de candidatos a uma vaga no ensino superior nos instantes que antecederam o fechamento dos portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em Porto Velho, na faculdade Fimca, dezenas de pessoas ficaram do lado de fora estimulando os candidatos (quase atrasados) a correrem antes do fechamento do portão. No entanto um dos candidatos não conseguiu chegar a tempo.
Na cidade de Vilhena, a 700 quilômetros da capital, também houve correria de estudantes nos minutos finais (assista abaixo). No entanto, na escola Marechal Rondon, todos os candidatos conseguiram entrar antes do meio-dia.
Enem: com portão quase fechando, candidata corre para não perder a prova em Vilhena
Em Ariquemes, um candidato não conseguiu chegar para fazer a prova na escola estadual Ricardo Cantanhede. Ele chegou ao local quando o portão já estava fechado.
Enem 2023
Em Rondônia, mais de 36 mil estudantes de Rondônia se inscreveram para o Enem 2023. Porto Velho tem a maioria: cerca de 15 mil.
Em todo o estado, as mulheres são maioria no exame, com mais de 22,4 mil participantes. Os homens são pouco mais de 13,5 mil inscritos, ao todo.
A maior parte dos candidatos inscritos em Rondônia são: pardos (20.171), com 17 anos (9.839), que já concluíram o ensino médio (15.927) e tiveram inscrição gratuita (13.569).
Estudante corre para chegar a tempo para a prova em Vilhena
Lieberson Pimentel/Rede Amazônica
As outras cinco cidades com mais candidatos são:
Na sequência entram:
Ji-Paraná – 2.617
Cacoal – 2.406
Ariquemes – 2.352
Vilhena – 2.247
Rolim de Moura – 1.548
O exame também será realizado em Alta Floresta D’Oeste, Alto Paraíso, Alvorada D’Oeste, Buritis, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Espigão D’Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Machadinho D’Oeste, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Brasilândia D’Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé.
⌚ Veja os horários de aplicação (no horário de Rondônia):
Abertura dos portões: 11h
Fechamento dos portões: 12h
Início das provas: 12h30
Término das provas neste 1º dia: 18h
Neste domingo, os candidatos respondem a 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas; e a redação.