Após problema de saúde na Guiana, ex-presidente Carter volta aos EUA

Com 90 anos, Carter observaria as eleições no país latino-americano.
Em 1992, o ex-presidente ajudou a realizar pleito no país.

 

O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter dá entrevista em Seul nesta quinta-feira (28) (Foto: AP)O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter (Foto: AP)

O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, de 90 anos, teve um problema de saúde e deixou neste domingo (10) a Guiana, onde deveria observar as eleições gerais na segunda-feira (12), informou o Centro Carter.

“O presidente Carter não se sentia bem e abandonou a Guiana para regressar a Atlanta hoje”, revelou o Centro Carter, ONG de defesa dos direitos humanos fundada pelo líder democrata em 1982.

Os observadores do Carter Center realizaram nas últimas semanas inspeções nos dez distritos eleitorais da Guiana e fizeram reuniões com os partidos políticos que participam do pleito.

Carter desempenhou um papel fundamental no estímulo das reformas que resultaram nas eleições livres de 1992 no país.

Cerca de 440 mil eleitores devem ir às urnas amanhã para escolher o novo presidente do país, onde o atual partido governante já está há mais de duas décadas no poder.

O pleito contará, além disso, com a supervisão dos países da Comunidade do Caribe (Caricom) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).