Especialistas apontam caminhos para novos avanços no melhoramento genético da cana

especialistas-apontam-caminhos-para-novos-avancos-no-melhoramento-genetico-da-cana

Especialistas reunidos em painel sobre tecnologia para cultura da cana na 8a. Santander DATAGRO Abertura de Safra, Cana, Açúcar e Etanol 2024/25, nesta quarta-feira (6), em Ribeirão Preto (SP), discorreram sobre desafios e oportunidades para novos avanços nos processos de melhoramento genético da planta em busca de menos custos e mais produtividade dos canaviais.

O presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão, destacou que do ponto de vista de tecnologia agrícola, a cana-de-açúcar, por exemplo, é a cultura do agro brasileiro que mais utiliza o controle biológico para o combate a pragas e doenças, com mais de 50% da área plantada protegida por este modelo.

Além disso, o setor sucroenergético, salientou o dirigente da entidade que representa os fabricantes de insumos, também vem adotando cada vez mais o uso de variedades transgênicas. No entanto, segundo Leão, o Brasil carece de um ambiente regulatório mais estável que simultaneamente possa tanto preservar estes avanços, quanto atrair novos investimentos em pesquisa e inovação.

Continue lendo

O diretor da empresa argentina Chacra Experimental Agricola, Germán Serino, lembrou que o melhoramento genético da cana está atrasado se comparado ao que é desenvolvido para os grãos. “Na cana, o investimento está mais setorizado por país e com menor participação de multinacionais.”

Por sua vez, o diretor executivo da Boyd Biotech do Brasil, William Burnquist, pontuou que o segmento busca e precisa de novas cultivares, com maior variabilidade genética, que possam assegurar o potencial produtivo dos canaviais. De acordo com Burnquist, fortalecer os programas de parcerias-público-privadas é um dos caminhos mais viáveis para novos avanços na temática do melhoramento genético da cana.

Fonte: Uagro

Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.